Rebanho Franqueiro impressiona pelo tamanho dos chifres

Franqueiro

Com imagens que remontam a construção das pirâmides do Egito, o gado Franqueiro está presente na Expoingá 2023. No pavilhão onde estão expostos, os animais chamam a atenção pelo tamanho dos chifres, a principal característica visual da raça, que podem chegar a ter mais de dois metros de comprimento de uma ponta a outra.

No Brasil, o Franqueiro dominou o Sul do País, por séculos. Trazidos pelos padres jesuítas, ingressaram no Território Nacional, na fronteira com o Uruguai para se instalar na Serra Gaúcha. Hoje, o rebanho se resume a pouco mais de 2 mil cabeças, com 30 criadores oficiais.

Corbélia

Os animais presentes na Expoingá 2023 são de uma fazenda localizada no município de Corbélia, no sudoeste do Paraná. É o único criatório do Estado; carrega uma tradição de mais de cem anos; e está na terceira geração de criadores. “É uma paixão”, destaca Jair José Bueno, que, há mais de dez anos, viaja para tratar e zelar do plantel pelas principais exposições agropecuárias do País.

Característica

Quando desembarcou no Brasil, o Franqueiro era usado como “trator” da época, além de produzir leite, rico em gordura; carne, com alto teor de marmoreio, “macia, saborosa e suculenta”; e o couro, para diversas finalidades. As fêmeas têm boa habilidade materna e garantem bezerros desmamados com bom peso e desenvolvimento adequado.

A origem do nome brasileiro é uma referência ao local para onde os animais foram levados, depois de deixarem a Serra Gaúcha e se radicarem na região de Franca, no interior do Estado de São Paulo.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email