O Paraná é um estado promissor. No campo, essa vocação se traduz no esforço diário de quem planta, cria e colhe, garantindo alimento para milhões de pessoas dentro e fora do Brasil. Somos o supermercado do mundo porque nossa agropecuária é forte, moderna e sustentável, impulsionada por produtores que combinam tradição e inovação para alimentar o futuro.

Os números refletem essa força: lideramos a produção de carne de frango no Brasil, respondendo por 35% do mercado nacional. Nossa agroindústria exporta para mais de 200 países e territórios, e, com uma produção crescente de grãos e produtos orgânicos, seguimos sendo referência no abastecimento global.

Esse é um dos motores que fez o Paraná alcançar o posto de 4ª maior economia do Brasil, impulsionando a geração de emprego, renda e qualidade de vida para nossa população. Também melhoramos os indicadores sociais e as cidades do Paraná alcançaram os maiores patamares de qualidade de vida da história.

E crescer exige responsabilidade. O Paraná é referência mundial em energia renovável, com 98% da matriz elétrica proveniente de fontes renováveis, e o Estado mais sustentável do País. Aliamos crescimento econômico à nossa matriz verde. Seguimos avançando com práticas que preservam o solo, a água e os biomas, mas atraindo novos investimentos, garantindo um futuro responsável para as próximas gerações.

A Expoingá 2025 chega para reforçar essa conexão essencial entre produção, tecnologia e sustentabilidade. O agronegócio é mais do que um setor econômico: é um grande elo que une quem trabalha no campo e na cidade, promovendo desenvolvimento, gerando empregos e impulsionando o crescimento do Paraná.

Carlos Massa Ratinho Junior

Governador do Paraná