O mais famoso cangaceiro circulou no parque de Exposição, fez fãs, posou para selfies e conversou com um grupo de pessoas interessadas em turismo rural
Pessoas que estiveram no parque de exposições de Maringá na tarde desta quarta-feira, 10, talvez tenham estranhado a presença de um cangaceiro que a todo momento era solicitado por idosos, jovens, mulheres e crianças para selfies. Com seu cinturão carregado de balas de fuzil, alpercatas, jibão e chapéu de couro abaulado, que ficou famoso com Luiz Gonzaga, o Lampião atendeu todo mundo, abraçou, conversou e, ao lado de sua Maria Bonita, seguiu para o Centro de Eventos II, subiu ao palco e arrancou aplausos da platéia.
Logo de cara, o Lampião falou de turismo declamando
“É um nó dado por são Pedro
E arrochado por são Cosme e Damião
É uma paixão, é tentação, é um repente
Igual ao quente do miolo do vulcão”
Os versos são do poeta, compositor e cantor Jessier Quirino, da cidade de Campina Grande, na Paraíba. Coincidentemente, o Lampião da Expoingá também é de Campina Grande. E sua Maria Bonita é na verdade a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, que antes era secretária de Turismo de Campina Grande.
Rosália, Jessier e o Lampião têm tudo a ver com a festa junina que fez de Campina Grande uma referência em termos de eventos. Considerado o maior São João do Mundo, o São João de Campina Grande, com seus trios de forró regionais, artistas de renome nacional, como Elba Ramalho e Alceu Valença, competições de quadrilhas e comidas típicas atrai milhares de visitantes à cidade, que gastam na festa, em hotéis, restaurantes, deixando alguns milhões de reais movimentando a economia de Campina Grande.
O Lampião é o gerente de Turismo do governo da Paraíba Lima Júnior, que encarna o personagem Virgulima, uma mistura de seu sobrenome “Lima” com o “Virgulino” do maior cangaceiro da história.
Especialista em Turismo e ainda mais em São João, Lima Júnior veio a Maringá participar do Fórum de Turismo Rural realizado pela Sociedade Rural de Maringá e IDR. Ele aproveitou para dar dicas à presidente da Sociedade Rural, Maria Iraclézia de Araújo, a iniciar um São João também em Maringá. “Nosso São João começa pequeno, nem sombra daquele de Campina Grande, mas nosso desejo é crescer, se tornar um grande evento para o povo de Maringá e região e mais adiante ser o maior São João do Sul do Brasil”, diz Iraclézia.
O São João de Maringá promove será em junho e começa a ser organizado assim que terminar a Expoingá.
Serviço
Lampião em Maringá
Expoingá 2023