Especialistas discutem a integração lavoura-pecuária-floresta na 5ª edição do evento
Na terça-feira (14), durante a Expoingá, aconteceu o 5º Fórum Brasileiro de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), evento que pensa em como integrar as lavouras com a criação de gado e o cultivo de floresta. O fórum, uma tradição na feira, contou com a participação de Vanderley Porfírio da Silva, doutor em agronomia e pesquisador da Embrapa Florestas, e Isabel Cristina Ferreira, doutora em zootecnia e pesquisadora da Embrapa Cerrados, que ministraram palestras sobre o tema.
O Fórum ILPF é reconhecido por debater metodologias, inovações e soluções tecnológicas relacionadas à integração lavoura-pecuária-floresta, além de disseminar informações sobre a adoção e adequação desse sistema produtivo inovador. O evento integra a programação oficial da Expoingá 2024 e atraiu grande público, incluindo produtores, técnicos, extensionistas rurais, estudantes, professores e representantes de instituições financeiras.
“Na ILPF o produtor só tem ganho porque, primeiro, ele aumenta sua produtividade com a lavoura, melhora a qualidade do solo e, além disso, tem a renda extra da floresta, em que ele pode vender essa madeira, além de melhorar a ambiência para o gado. Então, a integração lavoura-pecuária é muito importante porque aumenta o ganho do pecuarista de uma forma bastante significativa. É um sistema de produção que tem funcionado muito bem no norte e noroeste do Paraná”, explicou o diretor de pecuária da Sociedade Rural de Maringá (SRM), Jucival Pereira de Sá.
Com o sucesso de suas edições anteriores, o Fórum ILPF continua a ser um espaço importante para o compartilhamento de conhecimento e experiências, destacando a importância do bem-estar animal no contexto da produção agropecuária sustentável.
Para a presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo, um dos focos da feira é priorizar as novas tecnologias e inovações. “Todos os eventos técnicos que estão sendo apresentados nestes onze dias são de extrema importância para os agricultores e produtores, daqui saem ideias e negócios que geram frutos por todo o ano”.
O 5º Fórum Brasileiro ILPF foi uma realização da Sociedade Rural de Maringá e Cocamar Cooperativa Agroindustrial, com apoio institucional da Rede ILPF e Embrapa.