Nestes dois primeiros dias de feira, o Parque Internacional de Exposições está sendo “invadido” por dezenas de excursões de professores e alunos das escolas de toda a região. Essas visitas são estimuladas todos os anos pela diretoria da Sociedade Rural de Maringá, proporcionando momentos prazerosos e didáticos fora das salas de aulas.
Um dos locais mais visitados, que agrada os escolares e agrega conhecimentos históricos regionais e destaques ecológicos é o Agro Museu, espaço nobre criado pela SRM como mostra permanente de valores que compõem a cultura rural, primando pelo respeito ao meio ambiente. Tem bosque com árvores nativas e trilha para caminhada, lago com carpas coloridas, plantas medicinais utilizadas no ambiente doméstico, horta, Casa do Colono antiga, em madeira, completa com móveis e objetos de época, veículos e ferramentas antigas, etc.
Mas, segundo a professora Rosalina Fontinhas Faccin, que com outras quatro mestras dirige uma excursão com 50 alunos – inclusive autistas – da cidade de Presidente Castelo Branco, o que os alunos mais gostam são os bois, cavalos, carneiros e outros bichos: “Eles se encantam quando podem interagir ou mesmo ficar próximo dos animais. Nem bem saem do parque e já perguntam quando poderão voltar”.