As famosas MiniPortas de Maringá, que já fazem grande sucesso na cidade, estão presentes de forma inédita na Expoingá este ano. São cinco MiniPortas – uma delas construída especialmente para a Feira – espalhadas por pontos estratégicos do parque de exposições, com o intuito de mexer com a imaginação das pessoas. A ideia é de que os visitantes sejam instigados a encontrar as portinhas durante o passeio.
As obras, de cerca de 20 centímetros de altura por 30 centímetros de comprimento são feitas em diferentes estilos e reproduzem ambientes inusitados, cada qual recebendo um tipo de ornamentação e chamando a atenção pelos detalhes. A peça instalada no Agromuseu, por exemplo, foi criada especialmente para a Feira e traz a fachada de uma casa típica dos pioneiros da região, tendo a portinha em destaque.
O projeto das MiniPortas é uma iniciativa de arte urbana em espaços públicos. O projeto é de um artista residente de Maringá, o Seu Osmar, que se inspirou em projetos similares pelo mundo afora. O trabalho é mantido exclusivamente com recursos privados, sem nenhum subsídio ou repasse de recursos públicos.
Segundo Seo Osmar, o trabalho é um convite para que crianças e adultos, jovens ou idosos, possam viajar na imaginação. A interação provocada pelo inusitado, pelo inesperado. Ao trazer o projeto para a Expoingá o objetivo do artista é estimular a interação entre os visitantes da Feira e o universo das MiniPortas.
O artista
Osmar Garcia, um publicitário aposentado natural de Apucarana e morador de Maringá, redescobriu o amor pelo artesanato em madeira por meio dos ensinamentos de seu pai. Após uma longa carreira no mundo da comunicação, Garcia escolheu Maringá para embarcar em uma nova jornada como artista plástico.
Conhecido como Seu Osmar, em 14 de fevereiro de 2021 ele deu início ao projeto “MiniPortas”, uma intervenção artística urbana que se espalha pelas ruas e espaços públicos da cidade. Utilizando sua criatividade e recursos próprios, o artista cria peças em madeira e outros materiais, em sua maioria reciclados e recicláveis, que reproduzem miniaturas de portas e cenários únicos.
As intrigantes miniportas são instaladas em locais públicos, despertando a curiosidade e a imaginação das pessoas. Seu Osmar encontra motivação em inspirar crianças a sonharem com histórias por trás de cada miniporta e acredita que isso também encanta os adultos.
Atualmente, 12 locais já contam com as miniportas, que são periodicamente retiradas e substituídas por novas peças. Devido ao desgaste natural do tempo e ao recente aumento do vandalismo, Seu Osmar dedica-se não apenas à criação de novas peças, mas também à restauração e reparação das miniportas instaladas.
O projeto pode ser acompanhado pelas redes sociais (@miniportas) e pelo site oficial (https://www.miniportas.com.br/), onde é possível encontrar mais informações, além de um mapa com a localização, fotos e detalhes de cada miniporta.