O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, visitou a Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Maringá, a Expoingá 2023, na manhã deste sábado, 13, no Parque de Exposições de Maringá, onde foi recepcionado pela presidente Maria Iraclézia e outros diretores da Sociedade Rural de Maringá (SRM).
Garcia Cid estava acompanhado pelo superintendente da entidade, Moacir Sgarioni, e dois conselheiros, Marcel Thurony, de Paranavaí, e Ricardo Puzatto, agropecuarista de Maringá. Em reunião com os membros da SRM, eles abordaram a continuação ou não da vacina contra aftosa nos Estados brasileiros, genética e a entrada das grandes cooperativas no mercado das carnes. A preocupação é com a melhoria da qualidade do rebanho bovino no Paraná e no Brasil.
Garcia Cid, paranaense da cidade de Sertanópolis é membro antigo da diretoria da ABCZ e assumiu em janeiro deste ano a presidência da entidade, que atua em toda a extensa da cadeia produtiva, desde a pecuária seletiva até a comercial, desenvolvendo junto aos produtores rurais um trabalho de orientação sobre pastagens, crédito financeiro, fomento, extensão rural e mercado consumidor. A entidade que vai completar 90 anos no ano que vem, conta com mais de 22 mil associados.
O nome de Gabriel Garcia Cid tem tudo a ver com o gado zebu no Brasil. Ele é neto de Celso Garcia Cid, criador que com sua ousadia importou – junto com outros três companheiros – gado Zebu vivo da Índia no início da década de 60.