Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural durante a 50ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá, o curso de Casqueamento é importantíssimo para o desenvolvimento e produtividade dos rebanhos bovino, ovino e caprino.
Segundo o instrutor Luiz Carlos “Zinho” Grossi que percorre o Paraná ministrando vários tipos de cursos, animal com cascos que não recebem cuidados do produtor pode ser comparado com uma pessoa utilizando sapatos grandes, inadequados, desconfortáveis e incômodos. Como resultado o animal passa a se locomover menos, se alimentar mal e acaba diminuindo a produção de leite ou de carne.
Zinho afirma que é necessário examinar e casquear cada animal pelo menos duas vezes por ano: “Desta forma ele previne problemas diversos e doenças que podem maltratar e até destruir o casco, até levar à perda do animal”. Com duração de dois dias, as aulas são teóricas e práticas.
Segundo o instrutor, uma consequência natural do aprendizado: “cuidar dos cascos dos animais melhora a saúde do rebanho e, por consequência, a produtividade, além de economia com despesas veterinárias”.