Curso prepara tratoristas para pilotar super máquinas

WhatsApp Image 2024-05-16 at 11.33.16

Apresentando uma grande mostra de tratores, colheitadeiras e implementos rurais modernos, a 50ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá  abre espaço para a preparação da necessária mão-de-obra especializada para opera-los.  Com os preços nas alturas, um produtor rural não pode entregar um trator caro, ou uma colheitadeira que vale mais de R$ 3 milhões nas mãos de um colaborador sem o devido preparo profissional.

Newton Cardoso, instrutor de cursos promovidos pelo Senar no Parque Internacional de Exposições, destaca a necessidade de estudar teoria e prática para entender as multifunções das máquinas agrícolas que fazem do Brasil o maior produtor mundial de soja, café, cana-de-açúcar, suco de laranja, proteína animal: “Estamos à frente também graças à modernização das máquinas. É necessário muita responsabilidade para operar muitos desses equipamentos automatizados que dentre outros avanços estão conectados com satélites. Seus operadores precisam de muito conhecimento passado através de cursos específicos, teóricos e práticos, por nós do Senar”.

Os cursos duram três dias, mas podem ser reforçados de forma intensiva nos centros de treinamento agropecuário – CTA – do Senar em Ibiporã e Assis Chateaubriand. O Senar disponibiliza fornece 250 modalidades de cursos que podem ser realizados em propriedades rurais, desde que disponham dos equipamentos e infraestrutura necessária. Os novos operadores estudam inclusive conhecimentos sobre segurança quando usando um equipamento.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email