Mais de 250 pessoas participaram de eventos sobre inteligência artificial, inclusão e o futuro da educação
Durante a Expoingá 2025, a equipe do Manna Team, que atua na Universidade Estadual de Maringá (UEM), promoveu três eventos especiais para levar conhecimento, inovação e experiências tecnológicas a professores, estudantes e universitários. Os encontros aconteceram no dia 17 de maio e reuniram mais de 250 participantes.
O objetivo foi simples e importante: mostrar como as novas tecnologias podem transformar a educação, aproximar as pessoas da ciência e ajudar na construção de um futuro melhor. Além disso, os eventos incentivaram o desenvolvimento de habilidades sociais, como trabalho em equipe, criatividade e empatia.
Foram realizados três bootcamps com públicos diferentes, abordando temas como inteligência artificial, internet das coisas, metaverso, computação quântica e outras ferramentas do mundo digital que já fazem parte do nosso dia a dia — ou em breve farão.
Pela manhã, o Manna Quantum Festival reuniu professores, estudantes universitários e pós-graduandos que aprenderam, de forma prática e divertida, os conceitos básicos da física quântica, sendo convidados a pensar sobre como a ciência pode melhorar a vida das pessoas.
À tarde, o Manna Galáxia Bootcamp foi voltado para professores da rede pública e ofereceu uma imersão em novas formas de ensinar com o uso da tecnologia. Muitos saíram encantados com o que aprenderam e animados para aplicar as ideias em sala de aula.
No mesmo dia, o Manna Agro BootCampo contou com a participação de 150 estudantes de escolas públicas da região. Pela manhã, eles participaram de uma feira de experimentos e, à tarde, aprenderam sobre inovação. O dia terminou com um Show de Pitch, no qual os melhores projetos foram premiados com fones de ouvido.
O Manna Team é uma rede formada por professores, pesquisadores e estudantes que trabalham juntos para espalhar a ciência e a inovação em todo o Brasil. São mais de 1.000 pessoas envolvidas — incluindo 49 doutores e 35 mestres — que acreditam que o conhecimento pode mudar o mundo.
A coordenadora do grupo, professora doutora Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, explica: “Nosso objetivo é formar pessoas que pensem no bem coletivo, que usem a tecnologia para melhorar a sociedade e criem um futuro com mais oportunidades para todos”,explica.
O Manna Team conta com o apoio da Fundação Araucária, da SETI Paraná, do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.