Governador Ratinho Junior participou da solenidade que marcou o início da 51ª edição da feira, considerada uma das maiores do Brasil
A 51ª edição da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá) foi oficialmente aberta na tarde desta sexta-feira (9), em cerimônia marcada pela presença de diversas autoridades, entre elas o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior. O evento, considerado um dos mais importantes do calendário agropecuário nacional, segue até o dia 18 de maio com programação que inclui leilões de gado, exposição de animais, grandes shows, parque de diversões e uma ampla vitrine de negócios.
Durante a solenidade, todas as autoridades presentes exaltaram a força da Expoingá e sua importância para a economia paranaense e brasileira. O prefeito de Maringá, Silvio Barros, destacou a dimensão da festa e a força dos indicadores que apontam Maringá como uma das melhores cidades para se viver no país. “Nós aproveitamos para celebrar com alegria os resultados conquistados, que não somos nós que definimos, mas que mostram que estamos no caminho certo. Queremos fazer cada vez mais e melhor, e para isso precisamos de parcerias”, disse, agradecendo especialmente o apoio de representantes do setor produtivo.
O Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, ressaltou o crescimento expressivo do Paraná nos últimos anos, com destaque para o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. “Somos o Estado que mais cresceu, mais desenvolveu, mais cuidou, mais recuperou e mais preservou o meio ambiente. Por isso, que o Paraná, segundo o índice de competitividade entre os Estados, é tetracampeão em sustentabilidade, que mais cresceu e o que mais cuidou”.
Para o deputado federal Ricardo Barros, a feira é uma vitrine da cidade para o Brasil e o mundo. “A Expoingá mostra toda a nossa pujança: na indústria, no comércio, nos serviços, na cultura e no entretenimento. É uma responsabilidade enorme conduzir esse evento que projeta Maringá nacional e internacionalmente. ”
Maria Iraclézia de Araújo, presidente da Sociedade Rural de Maringá, comemorou o aumento de 30% no número de expositores nesta edição. “Só no setor de máquinas, tivemos uma ampliação significativa. Isso é reflexo da confiança e credibilidade. E dizer que, mesmo com a economia não estando tão boa, a gente está aqui fazendo a nossa parte”, declarou, reforçando o papel da Expoingá como espaço de oportunidades e conexões.
O governador Ratinho Junior afirmou que a feira ultrapassou as fronteiras locais e nacionais. “A feira de Maringá não é mais apenas de Maringá, não é mais do Paraná, não é mais do Brasil. Ela passou a ser uma feira da América do Sul, com gente que vem dos países vizinhos visitar e ver o que está acontecendo aqui no Estado”, disse, atribuindo o bom momento do Paraná ao trabalho conjunto entre governo, sociedade civil e lideranças políticas. “Estamos colhendo os frutos de uma construção coletiva. ”