Realizadas durante o feriado do aniversário de 77 anos de Maringá, segunda-feira, na pista de provas Giovani Ridolfi do Parque Internacional de Exposições, as provas masculina e feminina de laço foram assistidas por milhares de pessoas.
Promovidas pela Bolfer Eventos, as disputas envolveram mais de 100 cavaleiros, amazonas e os melhores cavalos, especialmente treinados para a prática da modalidade que exige força, arranque, velocidade e trabalho em dupla, por parte da montaria; pontaria, destreza física, força e rapidez do cavaleiro.
O público vibrou com as perseguições, “tiros” de laço, saltos do cavaleiro enquanto os cavalos recuavam para manter o laço esticado e a rapidez com que o bezerro tinha três pernas amarradas, repetição em pista de uma tarefa costumeira realizada nas fazendas na lida diária com o gado para curar e identificar principalmente bezerros.
Os resultados da prova indicaram não só os cavaleiros mais habilidosos e os cavalos mais rápidos, como também a representatividade regional presente nas disputas.
Vencedores:
Campeão: Daniel Lopes (Presidente Prudente),
Vice: Bruno Dias (Jardim Alegre),
Terceiro lugar Lucas Peres (Mandaguari)
Quarto lugar: Diego Araújo (Ivaiporã).
Na modalidade feminina, a pouco conhecida como breakway roping, é igual à disputa masculina, só que as mulheres apenas laçam o bezerro. Mariana Maria, moradora de Maringá foi a vencedora.