No dia do aniversário de 77 anos de Maringá, prefeitura abriu oficialmente amplo estande que vai contar com atividades interativas e prestação de serviços. No total, são mais de 30 ações desenvolvidas pelas secretarias municipais que estarão ocorrendo durante a feira. Na próxima segunda-feira (13), em comemoração ao aniversário, o município presenteia a comunidade com portões abertos no Parque de Exposições. Entrada será gratuita com a arrecadação de um quilo de alimento.
Durante a abertura oficial da 50ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá, o prefeito Ulisses Maia destacou a parceria bem sucedida entre município e Sociedade Rural de Maringá. “A história de cidade e da SRM é de crescimento lado a lado. Maringá só chegou aos 77 anos como chegou, graças à garra e força de tantas pessoas que estão aqui hoje. Hoje a minha fala é só de gratidão e agradecimento”.
Durante todos os dias, o estande vai aproximar os serviços municipais da população e proporcionar diversas atrações. O espaço, localizado ao lado da Arena de Shows do Parque de Exposições, tem 150 metros quadrados e conta com salão interno e palco. Durante a feira, o município promoverá ações interativas, tecnológicas, atividades esportivas, serviços de saúde e diversas outras atividades no local. A Prefeitura também levará os maringaenses para uma viagem, por meio de óculos de realidade virtual, por diversos pontos turísticos da cidade.
Procon na Expoingá
O Procon é parceiro da Expoingá e estará presente tanto na fiscalização quanto com estande de orientação e atendimento ao consumidor. Durante todos os dias, o Procon móvel está atendendo, dentro da feira, com orientações sobre relações de consumo e registros de reclamações e denúncias. Para quem precisar de atendimento apresentar comprovante de endereço, documentos pessoais e provas sobre o caso. A fiscalização também ocorre, ação necessária e apoiada pela diretoria da Sociedade Rural de Maringá.
Programação intensa
No estande da prefeitura, haverá demonstrações das ações desenvolvidas pelo município, como dos projetos arquitetônicos do Eixo Monumental e Centro de Eventos Oscar Niemeyer, das ações de robótica desenvolvidas na educação, dos projetos da área ambiental, além da exposição do complexo da Usina de Reutilização de Resíduos de Construção e Demolição. A usina transformará os resíduos de construção civil em materiais para manutenção das estradas rurais e para produção de pó de pedra, material para meio-fio, tampas de caixas de drenagem e outros itens.
A Prefeitura também realizará atividades voltadas para agricultura familiar, empreendedorismo e mobilidade urbana durante a Expoingá. A Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab) realizará exposição de uma horta comunitária, com explicações técnicas sobre a produção agroecológica, combate às pragas e doenças e preparo de solo. Além disso, o município promoverá dois cursos gratuitos, em parceria com a Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana (CerAup): adubação agroecológica, no sábado, 11, das 14h às 17h, e preparo de solos (manejo, adubação e irrigação), na quarta-feira, 15, das 14h às 17h. Os cursos serão realizados no espaço Agro Museu (antiga Fazendinha).
O Espaço do Empreendedor estará com uma van para atender interessados que desejam realizar registro de microempreendedor individual (MEI). Em parceria com o Fomento Paraná, o município também atenderá empresas de micro e pequeno porte, com informações sobre crédito para manutenção e ampliação dos empreendimentos. Por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), o município terá espaço localizado no Pavilhão Branco, com diversas ações educativas. Haverá simulador de capotamento, pista com carrinho para as crianças, óculos de realidade virtual com um jogo educativo de trânsito, além da distribuição de materiais.