Pessoas com mobilidade comprometida, em especial cadeirantes, vão encontrar mais facilidade para se locomover no Parque Internacional de Exposições Francisco Ribeiro. Para a Expoingá 2023, a Diretoria da Sociedade Rural de Maringá (SRM), entidade realizadora da Feira e administradora do parque, construiu cinco novas rampas, para ligar a rua dos pavilhões da pecuária com a parte mais alta do local.
Todas as rampas estão ao lado de escadarias e pintadas em cores que chamam a atenção, de modo que fique fácil a localização delas. Elas foram construídas com grau de inclinação exigido pela Norma Brasileira de Acessibilidade, a NBR 9050. Também os corrimões estão de acordo com a legislação em vigor.
“A Sociedade Rural de Maringá sempre se preocupou em seguir as normas de acessibilidade para que as pessoas, com limitações físicas, encontrem condições semelhantes às dos demais cidadãos. Temos que oferecer facilidades para os visitantes entrarem, circularem e saírem do parque de forma segura”, destaca a presidente da entidade, Maria Iraclézia de Araújo.
De acordo com ela, obras para favorecer a acessibilidade já haviam sido implantadas em outras áreas do parque, inclusive em sanitários, na Administração, arena de shows e nas ruas de maior movimento. Agora, chegou o momento de melhorar o acesso à rua dos pavilhões, que leva também ao Agromuseu e à Pista de Julgamento Professor José Quirino dos Santos.
“A todo o momento, buscamos melhorar as instalações do parque de exposições para que ele continue a receber todos os tipos de eventos e seja ideal para todos os públicos”, ressalta Iraclézia. “Na próxima Expoingá, podem ter certeza de que ele estará ainda melhor e mais completo”, garante.
SERVIÇO
Expoingá 2023
Quando: De 4 a 14 de maio
Onde: Parque Internacional de Exposição de Maringá
Ingresso: R$ 10,00 (meia entrada) e R$ 20,00 (inteira)