MENSAGEM DO GOVERNADOR

50 anos da Expoingá. Olhar a trajetória desta feira e tudo o que ela representa nos enche de orgulho. Neste tempo vimos o agronegócio ganhando mais força e reconhecimento e não é exagero dizer que, hoje, ele é uma importante mola propulsora da nossa economia.

Agora, nosso desafio é aumentar ainda mais a produtividade do agronegócio aliado à sustentabilidade. Estamos atingindo números impressionantes além de termos nos destacado no quesito sustentabilidade. O Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária atingiu em 2022 o maior patamar de sua história, totalizando R$ 191,7 bilhões. Isso significa que os produtos agropecuários representam mais de um terço do nosso PIB e têm participação de 70% no extenso cardápio de exportação do Estado. Quando o assunto é cooperativismo, o Paraná também é referência. Temos as maiores e mais desenvolvidas cooperativas do país e, juntas, elas alcançaram faturamento fantástico de R$ 202 bilhões no ano passado.

Além disso, temos muito orgulho em dizer que o Paraná foi reconhecido três vezes como o mais sustentável do Brasil pelo Ranking de Competitividade dos Estados. Isso demonstra que estamos no caminho correto da preocupação com o meio ambiente e, além disso, nos consolida como supermercado do mundo. Somos um grande produtor de alimentos com preocupação ambiental.

Isso é o que norteia nosso trabalho: fazer com que a gente possa cada vez mais industrializar os alimentos que produzimos, mas sempre cuidando do meio ambiente. A boa prática agropecuária é uma tradição no Paraná, como se vê na adoção do Sistema de Plantio Direto, que nasceu aqui há 52 anos. Cedo o Estado percebeu que o mundo precisa da colaboração do setor agropecuário para uma vivência mais harmônica com a natureza. Afinal, esse segmento vive e sobrevive do auxílio prestado pela terra, pelo ar e pela água.

Estamos empenhados em recuperar pastagens degradadas, em qualificar ainda mais o plantio direto, em reforçar a tecnologia da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, em investir na pesquisa e na aplicação de bioinsumos. A irrigação, a geração de energia renovável, a preservação de nascentes, o correto manejo de solo e o estímulo à agricultura mais orgânica são práticas das quais não abrimos mão.

Produzir e ganhar em produtividade não está em dicotomia com a preservação e o cuidado com o meio ambiente. Pelo contrário, o ambiente responde de forma positiva quando é bem tratado.

No Paraná queremos construir o futuro agora – com alegria e responsabilidade.

Essa nova Expoingá mostra o novo momento que o Paraná vive e aponta para o destino que queremos atingir, que é sermos o supermercado para o mundo, levando nossa diversidade de alimentos para todos os lados e garantindo riqueza para nosso povo.

Carlos Massa Ratinho Junior

Governador do Paraná