Agromuseu terá interatividade e novos espaços para atrair olhares do público

Agromuseu - Expoingá

O projeto do Agromuseu, inaugurado durante a Expoingá do ano passado no Parque de Exposições, recebeu ampliação e terá ainda mais atrativos para quem visitar a Feira neste ano. A principal novidade é a abertura de um segundo pavilhão, onde será contada a história de duas deusas greco-romanas da agricultura: Perséfone e Ceres.

A intenção é que as pessoas conheçam um pouco mais sobre a agricultura, que já tinha grande importância na época dos povos romanos e gregos. O novo espaço será todo tecnológico, permitindo interação com a mostra, mas os organizadores preferem não adiantar muitas informações, mantendo como surpresa para o público. O tema dessa mostra será “AgroMitologia”.

Além do pavilhão da AgroMitologia, o Agromuseu também contará com a parceria do Mudi e do Museu da Bacia do Paraná, ambos mantidos pela Universidade Estadual de Maringá, e do Museu Unicesumar, que trarão parte de seus acervos para a feira. No espaço do Mudi e Bacia do Paraná, a exposição reproduzirá aspectos da Mata Atlântica e apresentará objetos dos seus acervos, retratando períodos históricos importantes na constituição da história do Norte do Paraná.

Outro espaço do Agromuseu será dedicado ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), permitindo aos visitantes vivenciarem uma experiência cultural e ter contato com alternativas de diversificação agrícolas e produção sustentável no campo. A exposição do Museu Unicesumar, no Pavilhão Wilson de Matos Silva, resgatará a história da imprensa maringaense, acompanhando o desenvolvimento de Maringá e região desde o início da colonização, nos anos de 1940.

O Agromuseu é um convite para se conectar com as tradições rurais brasileiras e valorizar a importância da agricultura e pecuária no desenvolvimento das sociedades. Foi inspirado em museus similares existentes no mundo e, dentro de sua proposta, contará com um acervo organizado e representativo do universo rural, reunindo exposições de arte, ciência, história, antropologia, plantas e animais vivos.

A área que antes era conhecida como Fazendinha da Emater foi requalificada, tornando-se o acervo vivo do Agromuseu. Para a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo, as parcerias com a Secretaria de Estado da Agricultura, o IDR, a Universidade Estadual de Maringá e a Unicesumar são fundamentais para que o projeto ganhe vida e se consolide como um patrimônio a mais para Maringá.

Agrotech: o espaço de inovação no Agromuseu

Um outro espaço importante no universo do Agromuseu, que será inaugurado na Expoingá este ano, é o Inova Agro, área destinada a Startups do agronegócio, mantida pela Sociedade Rural de Maringá, em parceria com o Sebrae-Noroeste do Estado e a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná).

Trata-se de um espaço de incentivo à inovação no segmento do agronegócio, que irá abrigar iniciativas inovadoras que ajudem no desenvolvimento do setor. Um exemplo são os projetos que nascem dentro do Hackathon Inova Agro da Expoingá, que este ano se encontra na 4ª edição, reunindo diversos projetos desde a primeira edição.

O Agrotech Inova Agro, como foi denominado, será inaugurado no dia 5 de maio, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Júnior e outras autoridades estaduais e municipais.

 

Mudi – Exposição Maringá do Passado ao Presente:

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email