A 51ª Expoingá ganhou ainda mais carisma com a presença de uma convidada especial: Kapivara Comk, mascote da Secretaria Estadual de Turismo do Paraná. Criada pelo Ateliê Miniart, a simpática capivara circulou pelo evento em Maringá com muita animação, interagindo com o público e reforçando a mensagem de turismo sustentável no estado.
De acordo com Ana Maria, chefe do Escritório Regional da Secretaria Estadual de Turismo, a escolha da capivara como mascote é simbólica. “A nossa Kapi representa o turismo ambientalmente responsável. Onde há preservação ambiental no Paraná, há capivaras. Elas são um indicativo de sustentabilidade, que é o nosso grande lema em todas as regiões do estado”, explica.
A iniciativa visa destacar a importância dos animais como indicadores ecológicos e reforçar o compromisso do Paraná com práticas sustentáveis. Além da capivara, outro símbolo adotado pela Secretaria é a gralha-azul, ave responsável por dispersar sementes do pinheiro-do-paraná (araucária), outra referência importante à preservação ambiental no estado.
Kapivara Comk é considerada embaixadora do Turismo Paranaense e participa de eventos em diferentes regiões. Embora tenha encantado os visitantes da Expoingá, a mascote não permanecerá em Maringá até o fim da feira, pois precisa marcar presença em outras ações promovidas pela Secretaria.
Reportagem: Thiago Danezi, para o GMC Online