Palavra do Prefeito

Maringá e Expoingá celebram a história

'Uma trajetória de sucesso', slogan escolhido pela Sociedade Rural de Maringá para celebrar os 45 anos da Expoingá, oportuniza reflexão sobre a história da feira, realizada pela primeira vez em 1972. A década seria marcada pela ascensão e queda da cafeicultura, castigada por sucessivas geadas que redesenharam o perfil econômico do Paraná, então dependente da produção de café.

Inserida num contexto de mudanças profundas, a feira se adaptou às demandas de um período de transições para permanecer como vitrine não apenas de uma economia agrária em evolução e transformação, mas também como palco da vitalidade de outros setores produtivos, como indústria, comércio e prestação de serviços. Ao valorizar a economia regional, forte e vibrante, a Expoingá celebra Maringá e sua história.

Marca de apelo internacional na área de eventos ligados ao agronegócio, a Expoingá é vistoso símbolo de uma cidade que, aos 70 anos, se apresenta jovial na força de sua gente, trabalhadora e dedicada à construção de um futuro promissor, com estímulos ao desenvolvimento econômico e social para promover a qualidade de vida idealizada pelos pioneiros no final da década de 1940.

As reminiscências históricas servem, portanto, para valorizar um passado de lutas e adversidades, alicerçar um presente de inquietações e mudanças e apressar o passo rumo a um futuro de transformações e conquistas. Ao celebrarem em 2017 datas importantes em sua história, Maringá e Expoingá interagem no sentido de comemorar, com festa e compromisso, uma cidade promissora e desenvolvida.

No ano em que comemora seus 45 anos, a Expoingá se insere nas comemorações dos 70 anos de Maringá como símbolo de uma cidade em constante transformação e evolução, que rende homenagem ao passado e deita olhar persistente ao futuro. A Prefeitura de Maringá é parceira dessa iniciativa pela representatividade da feira enquanto vitrine da força da economia regional, que alicerça nosso desenvolvimento.