Geral

Thor e Hondhara HVP vencem Mostra da Raça Nelore


O touro Thor conquistou o Grande Campeonato da Mostra da Raça Nelore, realizada como parte integrante da programação da 46ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá 2017). O animal é do criatório do Rancho 1M, localizado no município de Foz do Jordão (PR), de propriedade de Márcio Mendes de Araújo. O Reservado Grande Campeão foi Nobre da Veai, da Fazenda São Miguel, em Ortigueira (PR), do pecuarista Cláudio Alberto Elgersma.

Entre as fêmeas, Hondhara HVP sagrou-se Grande Campeã. A Reservada Grande Campeã foi Fortaleza Nery. As duas vacas são da Fazenda Arte Real, localizada no município de Rafard, no interior do Estado de São Paulo, de propriedade do pecuarista José Pellegrino Neto. O resultado do julgamento da raça foi divulgado no início da noite do dia 12 de maio (quinta-feira).

Na opinião do zootecnista Fábio Eduardo Ferreira, de Cuiabá (MT), responsável por avaliar o rebanho na Pista de Julgamento Professor José Quirino dos Santos, do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, o rebanho presente na Expoingá 2018 foi de boa qualidade. Demonstra que o investimento dos pecuaristas tem sido bem feito. “A tecnologia facilitou o acesso a embriões e sêmen. Assim, vemos um avanço considerável na melhoria genética dos animais”, frisou.

Foi a primeira vez que Ferreira julgou em uma edição da Expoingá. No Paraná, ele já havia sido juiz em Londrina e Paranavaí. Ele elogiou a estrutura do Parque e disse ter ficado “apaixonado” pela cidade. “É um privilégio poder estar na Feira, que é uma das mais importantes do País”, afirmou.

Mocho

O touro Setúbal da Da-Car venceu a Mostra do Nelore Mocho. Suleima Da-Car, foi a campeã. Os dois animais são de propriedade da pecuarista Cleopath Camargo Botelho de Moraes Toledo.

Dona da marca Da-Car, a Família Toledo exibe títulos e troféus das exposições por onde passa. Há cerca de 25 anos na criação de Nelore, Dalila optou pelo caráter mocho, por causa do temperamento dos animais, considerados mansos, calmos e de lida fácil. O trabalho de aprimoramento do rebanho é feito na Fazenda São José Da-Car, localizada no município de Santa Maria da Serra, no interior paulista.