Expoingá 2017

Uma Trajetória de Sucesso

Nos anos de 1970, a agricultura brasileira é marcada pelo avanço e modernização no campo. O uso da tecnologia ganha importância no aumento da produção agrícola ao invés da expansão de área cultivada.

Coincidentemente, em 1971 é lançado o primeiro microprocessador do mundo. E, em 1972, é construído o primeiro computador brasileiro e da América do Sul por uma equipe da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Paralelo a esses fatos é que nasce em 1972 a Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá, na época com o nome de Expofemar, hoje denominada Expoingá, completando 45 anos de história.

Atualmente, o Brasil vive a fase da “agricultura de precisão” com intenso uso de tecnologia digital e de satélite para assegurar o crescente aumento de produção, que quadruplicou da década de 70 para cá, enquanto a expansão da área plantada apenas dobrou.

É neste avanço da inovação no campo que se desenvolveu a Expoingá, nascida de um sonho e hoje reconhecida como uma das maiores e mais bem estruturadas neste segmento no Brasil.

A feira se modernizou. Inspirou o progresso. Tudo resultado da soma de esforços entre a Sociedade Rural de Maringá, poderes constituídos, lideranças e núcleos de criadores, sempre vislumbrando o futuro sob a ótica do desenvolvimento.

A Expoingá consolidou-se ao longo dos anos como o maior evento popular de Maringá e o de mais intensa projeção no Estado do Paraná, divulgando fortemente o município e o seu potencial econômico. Há 22 edições a feira ganhou projeção internacional, caracterizada por sua qualidade, prestígio, inovação e organização.

Em 2017, essa história será contada sob o tema “Uma trajetória de sucesso”, no mesmo momento em que Maringá completa 70 anos, sendo reconhecida como cidade progressista e de excelente qualidade de vida, índice que tem a agricultura na base do desenvolvimento.