MENSAGEM DO GOVERNADOR

As feiras agropecuárias do Paraná vivem momento especial. Elas consolidam a cadeia produtiva que é matriz do desenvolvimento econômico do Estado e apresentam as inovações tecnológicas associadas ao campo para milhares de pessoas. São feiras irrequietas e que atraem negócios cada vez mais certeiros, além de movimentar o turismo.

Esses são aspectos fundamentais para o Governo do Paraná, que reconhece no agronegócio a força motriz do desenvolvimento estadual. Um evento como a ExpoIngá nos mostra as possibilidades de transformar a realidade, de converter potencial em algo concreto e de sucesso.

O Estado busca ser parceiro de quem empreende, seja no campo ou na cidade. Nosso governo investe na ideia da industrialização da produção primária, para agregar mais valor ao que a terra e o árduo trabalho do produtor rural nos fornecem.

A 48ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá conecta esse novo Agro e resume esse momento com maestria. O tema escolhido para 2020 abre espaço para um diálogo mais franco sobre inovação e desenvolvimento sustentável, um Agro que cresce a cada safra ou conquista, melhora a sua qualidade, alcança mais consumidores nos mercados nacional e internacional e bate recordes de produção.

Maringá, cidade à frente de seu tempo, fez essa leitura com precisão.

O agronegócio paranaense é verde, responsável e conectado às melhores práticas comerciais; usa drones, infravermelhos e nanotecnologia; pesquisa, produz ciência e tem um olhar voltado para os orgânicos.

O programa Paraná Trifásico, lançado pela Copel, permitirá que essa produção tenha garantia energética para evoluir ainda mais. A nova infraestrutura rodoviária, com um Anel de Integração repaginado, vai potencializar esse movimento nos próximos anos, e o Porto de Paranaguá está cada dia mais preparado para essa evolução.

O Paraná é um dos principais produtores de alimentos do mundo e é protagonista na avicultura, na suinocultura, na produção de leite, soja, milho, trigo, feijão e seda. O Estado alimenta o sonho dos seus cidadãos e também é fundamental para alimentar o mundo.

A Expoingá 2020 é, mais uma vez, protagonista nas suas iniciativas.

Carlos Massa Ratinho Junior
Governador do Paraná